15 agosto, 2008

Memória

Bem, esse post é na verdade para falar sobre algo que poderia se dizer "memória da música". Esse título "memória" foi mais adequado porque se fosse "música", poderia ter bem mais significados.

Sabe aquele momento em que você escuta uma música e lembra de várias coisas aleatórias? É isso..
Indepentende de vir coisa boa ou ruim, há algumas músicas que assim que entra pelos nossos ouvidos, a gente sente um certo momento/sentimento sem saber que momento/sentimento é esse.

Às vezes tem algumas músicas que pode nos lembrar diretamente algo que aconteceu e algo perdido em nossa memória, mas também há os momentos em que a gente passa um bom tempo escutando aquilo e sentindo de alguma forma uma coisa, algo que seria como uma memória.

O que causaria esse sentimento?
Talvez seja porque a gente escutou muito essa música em algum momento de nossa vida, e quando nós escutamos denovo um tempo depois, a gente passa a lembrar indiretamente de nós mesmo um tempo atrás.
Creio que seja realmente isso porque tem músicas que para alguns é uma coisa tão sentimental, e essa mesma música sendo ouvida por outra pessoa é uma música normal, e nada de mais (e que às vezes chega ser até algo chato), o que mostra que varia de cada pessoa, e também o seu estilo de música favorito.

Na verdade, isso não é só com música, também pode ser com uma frase, uma imagem, ou alguma outra coisa, mas de qualquer forma eu estou citando a parte de música.
E não precisa ser exatamente de uma música cantada, às vezes pode ser só um instrumental, ou até mesmo uma pequena melodia em uma parte de alguma música, ou a forma em que o vocalista canta a música, ou várias outras formas...

Enfim, acho que já sabemos bem sobre o que falo.
E para falar a verdade, nesse momento eu estou escutando algumas dessas músicas que me trazem essa "memória de música".
Uma dica que posso dar, é que façam isso também! É bom..

2 comentários:

Mika disse...

Pois é, eu lembro de MUITAS coisas quando tô ouvindo música... tanto pelas letras quanto pelo momento da minha vida em que ouvi elas...
Isso também acontece comigo com cheiros... Música e cheiro pra mim são as maiores fontes de memórias ever... =~ O ruim é que pra mim, a maioria é memória não muito boa... daquelas que dá saudade... e vontade de chorar por tudo que perdi nessa vida de bosta e e e
E vou parar, pq senão tenho minhas crisemos =\
:*!

suh disse...

tá, sou uma pessoa nostálgica, que fica lembrando dos acontecimentos passados, e a música é realmente UMA dessas formas de lembrança.
e é interessante como em uma certa música que ouvimos antigamente, sentimos alguma coisa, mas quando ouvimos tempos depois, não passa de uma música qualquer, mesmo que lembremos que gostávamos muito.